fbpx

Atelier Cultural

Desde 1998

sobre A atelier cultural

A Atelier Cultural é uma empresa que presta serviços, elabora e produz produtos e ações voltadas para a educação, cultura e cidadania. Desde 1998 no mercado nacional e internacional, a Atelier Cultural se destaca, não somente como proponente, mas também como parceira de instituições públicas e privadas na realização de projetos, atuando nos seguintes segmentos da CULTURA EDUCAÇÃO.

CONTATO: ateliermarcos@gmail.com

MÚSICA / SHOWS

Num mundo conectado, onde o tempo e as distâncias são cada vez menores, a realização de projetos e eventos culturais em âmbito nacional e também internacional é cada vez mais urgente. Sintonizada com as demandas de seu tempo, a Atelier Cultural acumula grande experiência em ações  no Brasil, América do Sul e Europa, tais como realização de SHOWS em teatros e ao ar livre.

A Atelier Cultural se destaca pelos projetos realizados para a Caixa Cultural e o SESC, com o qual manteve uma parceria de 10 anos, produzindo mais de 300 shows de música instrumental nacional e internacional, sendo responsável pela programação musical, produção artística e executiva.

Trabalhamos com artistas nacionais como Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Leo Gandelman, Altamiro Carrilho, Turíbio Santos, Paulo Moura, Duofel, Toninho Horta, Barbatuques, Sivuca, Roberto Menescal, Uakti. Além de atrações internacionais como Quarteto Sueco, Ron Carter, Laura Fygi, Cello Octet Amsterdam e Pat Metheny.

No exterior, foi responsável pela turnê do músico Antonio Nóbrega em Madri e shows de Joyce, Ivan Lins e Wagner Tiso no Madrid Jazz Festival.

CINEMA / FESTIVAIS / PRÊMIOS / EXPOSIÇÕES

Atualmente como presidente da Musimagem Brasil e diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica, Marcos Souza, diretor da Atelier Cultural, realiza diversos concertos no Brasil e exterior, além de coordenar o Prêmio Chico Mário de Violão, no Brasil, Buenos Aires e Amsterdam, e também o Festival Musimagem (desde 2015). https://festival.musimagembrasil.com/

Os Festivais de Filmes Brasileiros, eventos, projetos e produção musical para cinema também fazem parte da expertise da Atelier Cultural, atuando na curadoria, exibição, produção e composição de trilhas sonoras, com projetos realizados no País e no exterior. No Brasil, produziu, com a produtora No Ar Comunicação (RJ), o documentário “3 três irmãos de Sangue”, sobre a vida e a obra do cartunista Henfil, do sociólogo e idealizador da “Campanha Contra a Fome” Betinho e do músico Francisco Mário.

Na Europa, produziu o Festival de Cinema Brasileiro Novocine; o Festival de Cinema de Música Brasileira no Festival de Jazz de Madrid, atuando na curadoria dos filmes; o Festival Visual 2008, sendo responsável pela curadoria; o evento de estreia do filme “Tropa de Elite” na Espanha; e, na Holanda, a Atelier Cultural realizou a consultoria para o Festival Beeld voor Beeld.

No currículo, acumula a criação e produção de mais de 20 trilhas sonoras para teatro e cinema, entre elas “Chico Mário – a Melodia da Liberdade” e “Ibiúna” (Silvio Tendler); “Henfil”, “Lá e Cá”, “Alcione – o samba é primo do jazz” e a série “Quantos Cabem?” (Documenta Filmes); “Abdias Nascimento” e “Expedito” (Aída Marques); Brilhante (Conceição Senna); “Angel Vianna – voando com os pés no chão” e “Iluminados” (Cristina Leal); “Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade” (Paulo Fontenelle).

Além disso, as Exposições de Artes Visuais também fazem parte história da Atelier, ocupando espaços como a Casa de Cultura Laura Alvin, envolvendo obras de artistas como Ziraldo, Henfil, Fortuna e Nani, além da exposição sobre Francisco Mário – 50 anos no Oi Futuro.

 

TEATRO / DANÇA / ESPETÁCULOS

A empresa soma no currículo, também, Espetáculos de Música e Dança, destacando-se no Brasil a série “Improvisos” de música e dança. Respondendo pela criação e realização, a Atelier Cultural já levou este projeto para os palcos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, promovendo o encontro de músicos, bailarinas e companhias de dança num mesmo espetáculo, incluindo nomes como Angel Vianna, Dudude Hermann, Primeiro Ato, Ballet Jovem do Palácio das Artes, Grupo Giramundo, Sesc Cia de Dança, Cia de Dança Palácio das Artes, Tizumba, Weber Lopes, Celio Balona e Paulinho Santos.

Na Europa, a Atelier Cultural também atuou nesta área, produzindo o espetáculo de dança “Winds of Amsterdam” no Teatro Engelenbak, em Amsterdam; o projeto de Improvisos no The Hub Amsterdam e no Codarts, em Rotterdam.

Atuando também no Teatro, a Atelier Cultural idealiza a Cia Mano a Mana e produz o espetáculo “Memórias em Improvisos”, dirigido por Chico Pelúcio, integrante do premiado Grupo Galpão (MG), que participou dos Festivais de Inverno de Mariana e São João Del Rei (MG), Festival de Teatro de Curitiba (PR) e fez apresentações no SESC Palladium (MG).

EDITORA

Inicialmente atuando como produtora cultural, a Atelier Cultural ampliou sua atuação tornando-se também editora e promovendo a elaboração de produtos culturais como CDs, DVDs e Songbooks.

Como parte desse processo, soma em seu currículo a produção do CD “A Música de Chaplin”, com João Carlos Assis Brasil, Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, projeto para a gravadora Lua Discos, além de vários CDs de música instrumental e trilhas para cinema do compositor e instrumentista Marcos Souza.

Atuou na produção, para a gravadora Rob Digital, de CDs de diversos artistas como Lia de Itamaracá, Elisa Lucinda com Marilia Pera e Zeca Baleiro, Nicanor Teixeira com Egberto Gismonti, Elton Medeiros, entre outros.

Além disso, é responsável, também, pela produção e idealização do livro/songbook Francisco Mário – Vida e Obra, com biografia trilíngue, 4 CDs e partituras de 89 músicas. A obra foi lançada pela Editora Atelier Cultural em parceria com o SESC Rio.

EDUCAÇÃO

Por meio de uma abordagem diferenciada de suas ações e produtos, a Atelier Cultural promove a educação e a cidadania realizando ações destinadas a professores(as), estudantes e público em geral.

Neste segmento, produziu o evento “Suíte Brasil 500 anos” na Sala Cecília Meirelles e no Centro Cultural Banco do Basil (CCBB) Educativo do Rio de Janeiro, com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna e o historiador José Murilo de Carvalho. Além disso, promoveu debates com professores sobre o filme 3 Irmãos de Sangue, incluindo exibição e pocket-show com as músicas da trilha sonora para a Fundação Roberto Marinho em Belo Horizonte, Manaus e Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Letras.

Com toda essa bagagem nacional e internacional, a Atelier Cultural amplia a cada dia suas ações e se configura como uma importante parceira das iniciativas públicas e privadas que promovem e disseminam a educação, a cultura e a cidadania para o povo brasileiro. Para saber mais sobre projetos, ações, produtos e serviços do Atelier Cultural, entre em contato com a gente!

 

ateliermarcos@gmail.com
+55 (21) 982774683

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

  • Música
  • Cinema
  • Dança
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Festivais e Eventos
  • Espetáculos
  • Produção
  • Edição
  • Educação

EQUIPE

SÓCIO-DIRETOR
Marcos Souza

DIRETORA
Nivia Souza

DIRETORA DE PRODUÇÃO
Karina Souza

ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
Ana Paula Marotte

DESIGN
Maurizio Manzo

Contato

ateliermarcos@gmail.com
(21) 982774683